Hoje investir em energia solar é extremamente democrático. Diferentemente dos grandes investimentos na área de energia, qualquer cidadão pode fazer um investimento na geração solar para sua família ou em grupo.
O Brasil tem uma série de incentivos para quem investe em geração renovável, mesmo em pequena escala.
Quando você gera sua própria energia, por óbvio, você não compra a energia da concessionária (TE). O que você paga à concessionária é pelo serviço de transporte dessa sua energia dentro da rede de distribuição (TUSD).
Até 2022, o micro investidor em energia solar não pagava nem mesmo esse transporte para concessionária. Toda energia que gerava e que era excedente (sem consumo imediato no local) ele podia injetar na rede e depois consumir essa energia, utilizando a rede da distribuidora como uma bateria de armazenamento. Esses são os sistemas batizados de GD-I, o caso de nossa 1ª Usina.
Os novos sistemas pagam pelo serviço da concessionária, mas esse pagamento ainda é incentivado, por ser cobrado um percentual que aumenta gradualmente ano a ano. Em 2023 esse percentual é de 30%.
No final das contas, ao se gerar a própria energia, além de não pagar a energia (TE) e os impostos dessa parcela, se paga um valor reduzido por esse serviço de transporte prestado pela concessionária (TUSD).
Vem fazer parte da nossa comunidade e usufruir desses benefícios.